Canal Celta: Morgana - Parte II

27.8.06

Morgana - Parte II

A outra face de Morgana

corre que seja como Morgen, Morgawse, Anna, Morgana Le Fey ou qual for o nome , tomada como personagem principal ou mero coadjuvante na trama bem como também encarando seu papel como vilã ou heróina na vida de Arthur , o fato é que toda esta narrativa não passa de uma espécie de ´´releitura´´ de lendas bem mais antigas.

Nesta perspectiva, centrando a obra de Geoffrey of Monmouth como grande paradigma na criação da mitologia arturiana, pelo o qual outros escritores vieram depois para se inspirar pelos século afora, a tese mais aceita é que ele fez uma versão ´´franco-normanda ´´ de mitos célticos e o mesclou com ficção histórica, ou seja, pegou lendas ancestrais e procedeu uma ´´revisão´´ nos eventos históricos de modo que lendas e fatos se misturassem como sendo uma só coisa.

Seja quem fosse a Morgana como personagem histórica, partindo é claro do pressuposto que ela tenha de fato existido, não resta dúvida que Morrigan ( ou se muito a sua versão galesa como ´´deusa Gwyar´´ ) é a principal base de inspiração para Geoffrey compor a personagem.

Evidências que comprovam esta ascendencia mítica sobre Morgana são inúmeras que vão desde sua descrição física , seus poderes e atitudes que são bem típicos daqueles vistos em Morrigan. Leia-se , por exemplo, o poema ´´Morgan le Fay ´´ de autoria de Madison Julius Cawein ( 1865 -1914 ) e vejam se ´´a sombra de Morrigan´´ não aparece lá :


De Samito * era feito o seu leito,

No seu cabelo um aro de ouro,

Como luminescência orgânica, no amarelo-torrado da luz do luar,

Era luzente e fria.

Com olhos cinzentos claros, ela olhava ameaçadora e fixamente;

Com lábios vermelhos claros cantava uma canção:

Qual era o cavaleiro que ao olha-la,

Não a receava?

Obs : samito era uma espécie de tecido pesado de seda usado na Idade Media

1 Comments:

Blogger A Especialista said...

Putz, eu estava justamente ao ler a primeira parte do texto pensando na semelhança entre os nomes e as características e vc vem aqui na segunda parte a fala isso!!!! ora, ora, ora...

Gostei, seu texto foi objetivo, com certa leveza até, principalmente pela poesia.

Adorei!!!

8:48 PM  

Postar um comentário

<< Home