Canal Celta: ARTHUR - Parte I

2.9.06

ARTHUR - Parte I


O surgimento de um mito.

primeiro registro escrito que se tem conhecimento sobre o Arthur surge por volta do ano 826 pelas mãos de Nennius em seu livro ´´Historia Britonum´´ / História dos Bretões onde ele lista algo por volta de mais 500 anos de guerras, coroações e outros eventos. Ocorre que Arthur é citado como um dux bellorum / comandante militar que juntamente com os reis da Bretanha lutou contra os saxões como pode ser lido no texto a seguir :

´´Então Artur, juntamente com os reis da Bretanha, lutou contra eles (os saxões) naqueles dias, mas Artur mesmo era um comandante militar [dux bellorum]. Sua primeira batalha foi na foz do rio que é chamado Glein. Sua segunda, terceira, quarta e quinta batalhas foram acima de um rio chamado Douglas e [que] está na região de Linnuis. A sexta batalha foi às margens do rio chamado Bassas. A sétima batalha foi na floresta de Celidon, que é Cat Coit Celidon. A oitava batalha foi na fortaleza de Guinnion, na qual Artur carregou a imagem de Santa Maria sempre virgem sobre seus ombros; e os pagãos foram postos em debandada nesse dia.

E sob o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e sob o poder da sagrada Virgem Maria, sua mãe, houve uma grande mortandade entre eles. A nona batalha foi travada às margens da Cidade das Legiões. A décima batalha foi travada às margens do rio Tribuit. A décima primeira batalha foi realizada na montanha Agnet. A décima segunda batalha foi no Monte Badon, no qual caíram em um dia novecentos e sessenta homens de uma investida de Artur e ninguém os golpeou, exceto o próprio Artur, e em todas as batalhas ele saiu como vencedor. E enquanto eles [os saxões] eram derrotados em todas as batalhas, estavam buscando ajuda da Germânia e seus número era aumentado muitas vezes sem interrupção. E eles trouxeram reis da Germânia que poderiam reinar sobre eles na Bretanha até o tempo em que Ida, o filho de Eobba reinou. Ele foi o primeiro rei na Bernícia, em Berneich. ´´

Nada de Excalibur ,Távola Redonda, Morgana, Avalon, Camelot e tudo mais que é visto como parte corriqueira do enredo das lendas arturianas nem é de perto comentado por Nennius. Nem mesmo Arthur é mencionado com um dos reis da Bretanha quanto mais cita-lo como sendo regente único de toda Bretanha !

Na mesma linha seguem outras fontes de épocas próximas ao ´´Historia Britonum´´ / História dos Bretões tais como De Excidio Brittonum / A Ruína da Bretanha de autoria de Gildas , Annales Cambriae (Anais de Gales) um documento apócrifico reunido por monges de galeses e Historia Ecclesiastica Gentis Anglorum (História Eclesiástica dos Ingleses) do Venerável Beda

Muito tempo depois é que Geoffrey of Monmouth ( 1100 - 1155 ) elabora em detalhes toda esta mística ao redor de Arthur a partir de três livros , a saber ´´ Prophetiae Merlini´´ ( Profecias de Merlin ) ´´ Historia Regum Britanniae ´´ ( Histórias dos Reis da Britania ) e t´´Vita Merlini ´´ ( Vida de Merlin ) Através de Geoffrey é que vemos a saga de Arthur desde seu nascimento em Tintagel na Cornualha até virar um rei após sacar a lendária Excalibur da Pedra do Destino e dali se tornar responsável pela proeza de comandar a todos bretões desde da mítica Camelot para todo o país para dar combate aos saxões até encontrar seu descanso eterno na não menos fantástica Avalon.

É bem verdade que nas lendas arturianas podemos ver também algumas semelhanças entre o personagem Arthur e seus Cavalheiros da Távola Redonda com Finn e os Finianos do Ramo Vermelho de Ulster ou até indo mais além podemos constatar que existem bastantes pontos coincidentes entre as sagas heróicas arturianas com as aventuras narradas no Mabinogion a respeito dos feitos de Gwydian, porém, não há como falar em mero "plágio" de Geoffrey e sim em uma incorporação magnífica de mitos trazida para abrilhantar ainda mais a narrativa acerca da vida de Arthur e aumentar sua compreensão pelo povo por associação a outras lendas. ( algo que também foi feito em certa medida por Nennius, Gildas e todos os demais )

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Ezequiel,

Adorei os textos sobre o rei Arthur, sempre gostei das histórias dele desde pequena.
Fiquei um pouquinho decepcionadinha
por saber as histórias são apenas lendas, sempre achei q eram verdadeiras, a excalibur, o Merlin...rsss bobinha eu sou neh :P

9:44 PM  
Blogger A Especialista said...

Muito bom seu texto, viu? claro, limpo, objetivo. Apesar de grande não é cansativo, e me esclareceu bastante coisa.... nossa. Quando vamos editar u livro, hein?

beijocas.

*indo pro capítulo II

9:44 AM  

Postar um comentário

<< Home