Canal Celta: LUGH - O guerreiro sábio

7.9.06

LUGH - O guerreiro sábio


le carregava em seu sangue a ascendência de dois povos eternamente inimigos desde a aurora dos tempos, contando com a rara beleza e inata sabedoria mística dos Tuatha Dé Danann aliada com a estupenda força e fúria de combate que apenas um verdadeiro membro da raça dos fomorianos poderia demonstrar.

Este era o filho nascido da união de Cian com Ethniu, neto pelo lado paterno do honorável mestre nas artes da cura entre os Tuatha Dé Danann que era Diancechet e pela parte materna do não menos lendário entre os Fomorianos do gigante Balor que com o mero olhar trazia a morte de seus inimigos. Este era Lugh !

Apesar de ser um nascimento resultante de um dos vários casamentos que foram arranjados intencionalmente com o desejo de conseguir selar uma aliança duradoura entre Fomorianos e os Tuatha Dé Danann , o fato que Lugh era um filho amado por Cian e Ethniu que com o tempo fizeram frutificar o amor desta união oriunda de uma obrigação política infligida em nome da Paz .

Desde cedo revelou ser um hábil guerreiro e grande caçador o que rendeu o apelido entre os Fomorianos de ´´Lamhfada´´ ( Mão Comprida ou Atirador a Distância ) numa referencia a maestria como manejava armas como a funda, correntes e lanças.

( Mestre de Todas as Artes ou Senhor dos Mil Talentos ),pois dominava com excelência todos os ofícios, era um artista consagrado em todas as Artes e não havia saber humano que lhe fosse estranho. Por sua vez, os Tuatha Dé Danann conheciam Lugh principalmente pelo título de ´´ Ioldanach´´

No campo de batalha Lugh podia ser visto a grande distancia, destacando-se do meio da multidão não só por sua alta estatura como pelo fato de carregar um enorme lança de prata que reluzia com uma luz cegante e vir sempre de perto acompanhado de um cão de pelo tão negro como a noite.

A lança dizem foi trazida pelos Tuatha Dé Danann de seu lar original( a mítica cidade de Gorias ), possuindo propriedade mágicas que a faziam ter vida própria e sendo tão sedenta de sangue que era preciso até o momento de usa-la botar na sua ponta um preparado sonífero feito de folhas papoula sob o risco dela sair matando a todos a sua volta !

mantinha-se fiel ao lado do dono durante todo tempo do combate como um feroz companheiro nas batalhas e possuindo virtudes mágicas em sua pele que fazia transformar em vinho qualquer água corrente em que se banhasse. O cão de Lugh, chamado em algumas lendas de ´´Failius´´,

Lugh era uma rara prova de como superada as inimizades entre os Tuatha Dé Danann e Fomorianos poderia a união daqueles povos gerar como prole seres que estariam condenados pela mão do destino em sua superioridade a serem Mestres da Humanidade e Deuses entre os Homens!!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

uau...*palmas*... huahuaehae muito bom o texto...muito bom msm rs
kero ver brighid aki rs ^^ bjs Ioldanach

6:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vou fazer mais dois tópicos sobre Lugh daí eu passo a falar sobre Brigith..... Espero que goste !

10:49 PM  

Postar um comentário

<< Home