Canal Celta: Os celtas em Roma.

17.6.07

Os celtas em Roma.

este momento já foram destroçadas as linhas de defesa romana então montadas ao longo do rio Allia, partindo os soldados romanos numa debandada desorganizada em direção de Roma com os celtas em seus calcanhares matando os retardatários nesta marcha desonrosa e pendurando nas mais altas lanças as cabeças de seus inimigos vencidos como troféus de combate.

Num erro estratégico absurdo os romanos optaram por concentrar todos seus recursos militares naquela empreitada desastrada e como resultado não havia linha de retarguarda defensável em previsão de que o pior acontecesse , fazendo Roma surgir em todo seu esplendor como presa fácil para um ataque massivo dos celtas .

Os celtas estavam então a cerca de 20 km de distancia de Roma e já tinha conquistado um território que compreendia desde da base dos Montes Apeninos, passando pela a Planíce do Pó até o litoral do Mar Adriático onde no processo de ocupação varreram do mapa Etrúria.

Deste modo se os acontecimentos retornassem a repetir, fazendo figurar Roma como próximo alvo da sanha expansionista céltica, o resultado mais que provável seria o dominio do norte ao sul do que hoje corresponde a Itália sob o controle dos celtas .

Em questão de horas esta distancia foi percorrida pelos celtas e ainda mais rápido o mesmo percurso foi feito pelos soldados em fuga do font de batalha do rio Allia, fazendo o pânico espalhar nos corações e mentes dos romanos ao ponto que muitos optaram por fugir da cidade para ir bem longe dali antes que os celtas despontassem no horizonte.

Aos celtas só foi necessário passar pelos portões da famosa ´´Cidade das Sete Colinas´´, deixados abertos e escancarados pelos tementes da fúria céltica, sobrando a eles apenas a ´´árdua´´tarefa de conseguirem formas e meios de como carregarem todos os tesouros obtidos pelo saque de Roma. Matando é claro, aqui e acolá, romanos que encontrassem no caminho.

Não tardou a surgir logo acompanhando aos saques o espocar de pequenos incêndios no interior da cidade, fazendo um cenário de pura destruição evoluir daquela situação tal como antes tinha acontecido em Etrúria. Seria o fim de Roma?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ahhh
Fiquei vidrada. Tu que escreveu??
E Romaa?

PS: queria agradecer novamente pela ajuda no trabalho.

6:58 PM  

Postar um comentário

<< Home