Canal Celta: A verdadeira fonte da força de Lugh.

9.9.06

A verdadeira fonte da força de Lugh.



ugh foi criado desde da tenra infância com grande carinho por Tailtui, mulher que na origem era uma simples serva das mais humildes entre os Tuatha Dé Danann, mas que pelo o qual o ´´Mestre dos Mil Talentos ´´sempre nutriu mais carinho e respeito do que por seus verdadeiros pais biológicos ( Cian e Ethniu ) - apenas casados por conta de acordos políticos para selar aliança entre os Formorianos e Tuatha Dé Danann.
Explica-se tamanho amor filial de Lugh , pois como mestiço era visto com desconfiança e até desprezo tanto pelos familiares do lado materno quanto paterno, apenas restando como apoio aquele dado de maneira solitária por Tailtui que impossibilitada de ter seus próprios filhos correspondeu dando a ele tudo o que podia em afeto maternal possível de ser humanamente concedido.
Não resta dúvida que foi Tailtui a principal responsável em motivar o jovem Lugh lutar por um lugar ao Sol de destaque tanto entre Formorianos quanto os Tuatha Dé Danann, impelindo desde cedo a praticar esportes e estudar com afinco ao ponto de ficar invencível como guerreiro, virar o mais habilidoso dos artesões e um sábio reconhecido pelo valor da extensão de seu conhecimento enciclopédico.
Não por menos em nome de honrar a memória e sabedoria de sua mãe de criação Lugh fez questão de instituir na data da morte de Tailtui ( 01 de agosto ) uma espécie de ´´feriado´´ religioso. Posteriormente que consolidou-se o Lugnassad como uma data anual de esportes em honra a Lugh que sempre se revelou um aficionado por todo tipo de disputa.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Ezequiel!

Lugh... eu nunca imaginei que era o Ioldanach! Nem sabia o significado dele, agora entendo o teu nick ;) que aliás, faz jus a pessoa rsss

Bjs
Álea te acompanhe!

10:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

como sempre impecavel seu texto..."Não por menos em nome de honrar a memória e sabedoria de sua mãe de criação Lugh fez questão de instituir na data da morte de Tailtui ( 01 de agosto ) uma espécie de ´´feriado´´ religioso." Curioso isso...nao sabia rs Bjs e ate o proximo post

1:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

ah sim...vi o tal site hahahaha uma copia mal feita...nao se aborreça com essas coisas rs

1:55 PM  

Postar um comentário

<< Home