Canal Celta: Arte Celta

22.10.06

Arte Celta



Da noção do Bem e Mal na formação de senso estético

Naquela perspectiva tão peculiar e maquineista derivada da visão judaico-cristã surge o ´´Mal´´ como aquilo que é feio, assimétrico e disforme, figurando como contra-ponto necessário do ´´Bem´´ que aparece como belo, simétrico e com formas definidas. Neste sentido , o tido como ´´maligno´´ não surge pelo som angelical de uma melodia tocada em uma harpa, nem pelas letras de uma bela poesia e tampouco constitui algo agradável de ser visto.

Não obstante, pela visão pagã mais ancestral some esta dicotomia entre Bem e Mal , não mais ignorando como desprezível o lado sombrio da Natureza, seja a crueldade dos deuses ou ainda as pequenas maldades cometidas por nós reles mortais ao longo da vida em razão de motivos banais, pelo contrário tudo é colocado sob ponto um de vista de situar tais características ´malignas´ como imanentes a todas as coisas o que conduz ao final uma narrativa na constituição dos mitos que é tão cativante quanto sedutora do que vemos hoje como pecado, encaramos com medo e por aí vai.

Como a arte céltica se apresenta

Eis o sentido do grito apavorante de Morrigan no inicio de cada batalha, da melodia diabólica que Macha entoava para aterrorizar seus inimigos ou do canto de lamento de Brigith no túmulo de seu filho e tantas outras manifestações vistas na mitologia celta que envolvem um sentimento de terror sem par só que ao mesmo tempo são carregadas de enorme beleza sem que possa ser identificado aquilo como sendo uma manifestação maléfica tal como veríamos sem receio de erro tomando a perspectiva atual de Bem e Mal criada sob inspiração da cultura judaico-cristão.

Em todos estes casos citados é verificado a presença de um conceito estético entre os celtas que vai além da tosca busca da simetria como ideal de perfeição e se parte para algo mais abstrato que só pode ser assumido como ´´sutilmente ´´ belo. ( apesar de ser facilmente encarado como feio e sem sentido aos mais desavisados )

Aliás, num pequeno adendo, tudo nas lendas célticas tem um fundo de enredo tão profundamente trágico como grandiosamente épico sem que se possa contar no arremate de cada história com uma situação de anti-clímax que gere aquele final no melhor estilão ´´foram feliz para sempre´´ ou dali se retire um ensinamento moral para servir de guia aos leitores em suas vidas .

Os celtas em relação aos outros povos de sua época

Mesmo em comparação a outros povos da época como os egípcios, gregos e romanos as obras de arte dos celtas poderiam parecer rudimentares e primitivas na sua singeleza, porém, ocorre que não havia ali intenção mesmo dos celtas de retratarem fielmente a realidade do cotidiano até pelo fato de que o real e o imaginário serem confundidos sem a menor cerimônia por eles !! Sem exagero algumas peças artisticas parecem ter saído dos dias atuais das mãos de um artista performático oriundo de algum movimento de vanguarda nas Artes Plásticas! .

Assim, cada obra de arte celta terminava por transmitir uma experiência subjetiva do artista e causava certa impressão nos sentidos do observador que só é conseguida caso choque os padrões naturais de linearidade do cérebro bem com também gere uma forte reação emocional que manda as favas qualquer possibilidade de fazer racionalizações a respeito do evento , o que faz ficar próxima a tendências modernas de arte contemporânea que vão mais em direção do inconsciente.

Claro que falo de exemplos não ´contaminados´ pelo estilo greco-romano tão em voga naquele tempo, pois existiam sim peças criadas por celtas que notadamente seguiam o que estava na linha artística ditada pelo Império Romano sem demonstrar maior criatividade na sua composição. Na Gália, por exemplo, havia profusão de imagens de divindades célticas que na aparência eram muito similares dos deuses cultuados aos romanos muito embora a própria idéia prestar idolatria a imagens era algo estranho a cultura celta mais antiga.

Cultura de Hallstatt como representativa maior da arte céltica


Nesta perspectiva , falo da produção artística realizada pelos celtas no primeiro estágio do que se conhece como ´Cultura de Hallstatt ´ ( nome dado por conta dos achados arqueológicos na região alpina de Hallstatt / Áustria ), algo bem antes do tempo quando travaram contato com gregos , ligures e etruscos ( algo por volta do Século VI d.C ) que gerou o período de Arte Celta conhecido como La Tène ( cidade suíça ) quando notamos uma certa perda de identidade cultural originária em favor de assumir uma postura mais sincrética onde elementos célticos se misturam com tendências artisticas de outros povos.

Um bom exemplo do que estou falando encontramos nos chamados ´´ knotworks´´ que são uns desenhos entrelaçados realizados com uma linha continua que fluí formando tramas elaboradas sem-fim em curvas , zig-zags ou em espirais . É possível ver tais desenhos em peças feitas em base seja de metais pouco nobres como cobre ou ferro bem como também em ouro e prata, em tecido em lã ou couro animal e etc.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eh legal a gente perceber que o bonito e o feio se formaram nessa época em q o homem ainda estava no berço das eras... Hj a gente tem uma noção mais ampla sobre isso, as pessoas se libertaram dos estigmas de religião e de tabus, superstições e se permitem ver as coisas de outra forma.
Muito legal.

Bjs
Grazzi

3:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola XD demorei mas estou aki rs esse texto esta impecavel adorei msm...era interessante a visao q eles tinham do "bem" e do "mal"...eu adoro a cultura de Hallstatt...eu acho q hj em dia as pessoas nao veem o bem e o mal de uma maneira ampla como grazzi disse...acho q eh uma visao "burra", e isso gera um preconceito desenfreado...vc citou pecado neh as pessoas falam muito nisso, e eu nao acredito em pecado...bom ate o proximo post bjs

8:24 PM  

Postar um comentário

<< Home