Canal Celta: Brigith : Uma Deusa que virou Santa?

8.10.06

Brigith : Uma Deusa que virou Santa?



om a expansão do cristianismo entre os celtas suas antigas crenças sofreram um grande baque, porém, aquilo que não foi suprimido pelo descrédito ou eliminado brutalmente sob inspiração da intolerância religiosa dos recém-convertidos a nova fé persistiu residualmente na forma de sincretismo onde muitos deuses e deusas do panteão céltico terminam por se transformar em santos da Igreja Católica Apostólica Romana.

Neste processo de ´´cristianização´´´ das divindades célticas um bom exemplo foi o que aconteceu com Brigith cujo o culto era muito popular que passou com a ascensão do cristianismo a ser venerada como Santa Brígida de Kildare cuja a hagiografia dá conta ter ela nascido na Irlanda por volta do ano de 450 no vilarejo de Leister em Faughart perto de Dundarlk de onde partiu muito depois para fundar o monastério de Cill-Dara em Kildare onde veiu a falecer em 25/02/ 525. ( sendo enterrada em Downpatrick ao lado de São Colombus e São Patrick , vindo posteriormente a compartilhar a condição de co-padroeira da Irlanda com estes santos )

Há a claro a possibilidade de longe de ser uma mera personagem fictícia ter sido a Santa Brígida uma homônima da Brigith deusa , porém, vemos que existem semelhanças entre a vida das duas que supera qualquer coincidência e levanta a devida suspeita de que mesmo tendo existido a Santa Brígida não resta dúvida que seus biógrafos forçaram uma barra para que as duas fossem confundidas de modo que o culto a Brigith pelos celtas fosse pelo sincretismo substituído sem problema numa forma mais ´´aceitável´´ de devoção pelos recém-convertidos ao cristianismo.

Assim, por exemplo, se bem a Brigith como deusa era filha de um rei ( Dagma ) vemos que Brígida como santa tinha como pai aquele que era o chefe do vilarejo ( Dubhthach ) , a Santa era uma mulher dedicada a arte ( chegou a fundar uma escola sob os auspícios da Igreja para o estudo da arte ) e literatura ( famosa especialmente como autora do ´´ O Livro de Kildare ´´) enquanto a divindade céltica era considerada patrona das Artes e Poesia, o emblema da santa era uma vela acesa porquanto da deusa fosse considerada uma divindade do fogo e finalmente o dia santo da Santa Brígida é o 01° de fevereiro que justamente recai na mesma data quando era no passado celebrado pelos celtas um festival sagrado em honra a Brigith ( Imbole )

Curioso notar ainda que uma outra santa com o mesmo nome só que de procedência sueca, a saber Santa Brígida que figura como padroeira da Suécia e co-padroeira da Europa ao lado da Santa Catarina de Siena e Santa Teresa Benedita da Cruz, também guarda suas semelhanças. Vemos, por exemplo, que ela era filha do governador da Uplândia na Suécia tal como a Santa Brígida de Kildare tinha como pai o chefe de uma vila enquanto a deusa detinha um rei como figura paterna, fundou um monastério tal como a santa irlandesa e por aí vai.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Legal a tua colocação sobre as duas "Brigith", eu sempre pensei q fossem a mesma pessoa rsss
A confusão naum eh pra menos... nomes e histórias parecidas.


Bjim pro cê ;)
Grazzi

3:33 PM  
Blogger Ioldanach said...

Grazzi, nem sei se é mesmo uma confusão de nomes ou sinal de uma trama mais que sórdida para um movimento religioso solapar as crenças que lhe sejam divergentes.

Lembrando que o fizeram com o dia 01° de fevereiro com o Imbole se transformando numa data religiosa católica foi também realizado pra outras datas , a citar o Natal......

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

ue hueauhea mas são a msm pessoa...Brighid foi moldada aos costumes cristao...Adorei a historia...jah a conhecia XD bjs...O q sera q vem por aih agora? rs bjs

3:21 PM  
Blogger A Especialista said...

uau, santa??
e vc que só fala de demonios, etc...
ta evoluindo hein!!!

muito bom.
bj's

12:41 PM  
Blogger Thani said...

Todo o Cristianismo é baseado e antigas religiões. O próprio mito de Jesus Cristo morrer e ressucitar é uma alusão à morte do Deus e seu renascimento no útero da Deusa (independentemente da região, esse fato sempre aparece: Ísis e Osiris no Egito, Diana e Lucifero em Roma, a Grande Mãe e Cernunnos...).

A própria Deusa é transferida sob a forma de Virgem Maria pro Cristianismo. Porém, é necessário que ela seja assexuada, o que representa a submissão, fator importantíssimo para manter os homens no "mando".

O Cristianismo nada mais é que uma adaptação machista, homofóbica e excludente (uma vez que prega a hierarquia incontestável e a resignação diante das injustiças - crença na "justiça divina") das religiões pagãs.

**Gostei das tuas colocações.

Bejão!!!

10:44 AM  
Blogger Unknown said...

Melhor comentário! Penso igual!

12:10 AM  

Postar um comentário

<< Home