Canal Celta: HALLOWEEN NÃO É CELTA

30.10.06

HALLOWEEN NÃO É CELTA


Halloween é de longe um dos festejos dos mais populares entre países de língua inglesa, notadamente os EUA, sendo incorporado mesmo até por culturas de raízes não anglo-saxonicas a reboque da globalização a citar em destaque o Brasil que integrou a data em seu calendário quase extra-oficialmente por influência de uma vasta legião de ´´devotos´´ do chamado ´´ Dia das Bruxas´´ oriundos entre a classe média da população que jaz fortemente americanizada nos costumes e mesmo vinculada a movimentos neopagãos .

A explicação mais corriqueira dada é que o Halloween seja oriundo do céltico festejo de Samhan que também era celebrado em igual data, porém, ouso dizer que julgo tal afirmação é mais mito do que fato em verdade. Ora, se não vejamos :

Antes que o antigo inglês chegasse com os anglo-saxões em meados do século V era falado formas de céltico entre a maioria dos habitantes das ilhas que formam o que hoje conhecemos como Grã-Bretanha e República do Eire .

Deste modo, este festejo pela chegada de Inverno era chamado de ´Samhain´ na Irlanda e Escócia, ´Sauin´ em Man , ´ Nos Galan-gaeof ´em Gales e assim por diante. Agora, seja qual fosse a forma de designação deste festejo céltico realizado na chegada do Inverno ele NADA tinha haver com o que se faz atualmente no Halloween.

Aliás, decididamente pela origem da palavra ´´ Halloween´´ vemos que ela em termos lingüísticos nada compartilha em comum com ´´ Samhain ´´ e suas variantes idiomáticas célticas, deitando raízes mais na língua inglesa. Neste perspectiva é que é que em geral os lingüistas apontam que etimologicamente a palavra Halloween ( Hallowe´en tal como era escrito até por volta do século XIX ) pode ser derivado de ´´Hallow Evening´´ / ´´Noite Sagrada´´ ou mesmo situe como uma contração da expressão "All Hallows Eve" que significa em português "Véspera do Dia de Todos os Santos".

Eis que abre uma pista de que o ´´Halloween´´ tem algo haver com o chamado ´´Festum Omnium Sanctorum´´ / Dia de Todos os Santos que a Igreja Católica celebra no 01 de novembro junto com a ´´Comemoração dos Fiéis Defuntos ´´/ Dia de Finados a 02 de novembro.

Ocorre que estas datas originalmente não eram assim fixadas no calendário litúrgico, figurando respectivamente a celebração em honra de todos os santos e mártires ( conhecidos ou não ) para depois do domingo seguinte ao de Pentecostes ( tal como a Igreja Ortodoxa realiza até hoje) enquanto o dia dedicado aos falecidos apesar de uma tradição antiga que remonta desde o Século I não tinha data certa no ano para ser realizada.

Tudo muda lá por volta do Século VII quando por ordem diretas do então Papa Bonifácio IV ficou decretado o 01 de Novembro como o Dia de Todos os Santos e posteriormente por volta do Século
XIII o 02 de Novembro como Dia de Finados.

Agora é razoável indagar nesta altura dos motivos da Igreja Católica ter feito estas mudanças no seu calendário litúrgico, vindo as novas datas justamente a coincidir com uma miríade de celebrações pagãs que eram realizadas JUSTAMENTE nesta mesma época?!?!

Veja que se havia o Samhain dos celtas, também existia a Feralia dos Romanos e outras tantas cerimônias pagãs voltadas a celebrar a chegada do Inverno que eram bem difundidas para todos recantos do continente Europeu e que persistiam sobrevivendo de maneira até sincrética entre as camadas mais populares mesmo que apesar de convertidas ao cristianismo.

Ao meu ver, não resta dúvida que para Igreja tudo ao fundo foi uma mera questão de substituir estas celebrações pagãs ainda persistentes em sobreviver nos corações e mentes de seus fiéis em favor de uma comemoração que na essência é da mesma natureza só que em moldes a ser aprovada pelo alto clero à luz da doutrina que pregavam, isto é, se temos hoje católicos celebrando seus santos e falecidos outrora tínhamos pagãos cultuando seus deuses e antepassados.

Voltando ao Halloween, tão hoje enraizado nos costumes norte-americanos , vemos que a sua celebração nos tempos coloniais era inexistente até por conta do rígido código moral do primeiros colonos que eram puritanos , mantendo-se assim por um bom tempo até por volta do Século XVIII quando surge de forma tímida festejos voltados a celebrar a colheita a partir de Maryland em direção ao Sul e assim ficando um costume muito localizado onde nota-se que estes ´ritos´ de raiz européia eram extremamente misturados com crenças de índios americanos e afro-americanos, porém, nada nem de longe parecido com o que hoje se vê num ´´ Dia das Bruxas´´.

Apenas na segunda metade do século XIX , mais precisamente em a partir de um grande massa de imigrantes vindo da Irlanda para os EUA fugidos da ´´Grande Fome´´em 1846 que realmente vemos o Halloween nascer. Abrindo um adendo que o costume chega pela mãos de imigrantes CATÓLICOS irlandeses, sendo assim tem pouco haver com o cerimônia céltica de Samhain e mais com um festejo religioso sincrético muito carregado de superstição criado para justapor a doutrina da Igreja Católica sobre os costumes pagãos do que qualquer outra coisa.

Já no inicio do século XX há uma tentativa despir o conteúdo supostamente ´´místico-religioso´´ do Halloween para dar a ele ares mais ´´carnavalescos´´ vamos assim dizer , sendo um grande fator de influência nesta direção os já enraizados costumes de festivais de colheita no sul do país que ´´evoluíram´´ também para incorporar concursos bizarros como de ´´´comer torta´´, ´´ miss da colheita´´ e por ai vai.

O reforço por fim ressurge já lá nas décadas 50/60 pela mãos de movimento neopagão, principalmente pelos praticantes de Wicca que se auto-intitulam ´´bruxos modernos´´ e fiéis legatários dos celtas, onde os neopagãos operam sobre o Halloween um processo parecido feito antes pela Igreja Católica com o Samhain e tantos outros festivais pagãos a saber dão a data um outro sentido para ficar mais ´´palatável´´ a doutrina que pregam. Com efeito falam toda sorte de absurdo tal como por exemplo ser o Halloween um ´Sabá ´ e uma data mágica que antes era pelos celtas celebrado o Samhain até a chegada do cristianismo.

O insulto final desta grande onda de desinformação em torno do Halloween surge já nas décadas 80/90 do século XX pelas mãos da industria de cinema e diversão norte-americana de Hollywood que faz a festa produzindo a rodo filmes e enlatados de TV de gosto duvidoso em que a temática de Terror e Suspense é explorada a partir da associação do ´´ Dia das Bruxas´´ com eventos sinistros, diabólicos e normalmente sangrentos.

Como tudo mais no Capitalismo o resto vira exploração comercial, aproveitando o Halloween para promover toda sorte de eventos que vão desde festas de fantasia até liquidações. Sabe-se lá onde isto vai chegar...

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa complicada a historia neh? como essa pessoal deturpa as coisas uahuhaeuheauuhehuea tbm acho q o halloween nao possa de "efeites carnavalescos"...me diga uma coisa q fikei em duvida...enton o Halloween e os dia dos finados foi algo para tentar "libertar" os celtas convertidos dos antigos costumes?
XD bjs

10:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sim, exatamente isto Ju ! O Halloween, junto ainda com o Dia de Todos os Santos e Finados foram fixados pra dar combate a antigo costumes pagãos. ( principalmente celta, mas não só ele )

Slán, a chara

12:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não é de se estranhar!! Tanta coisa foi deturpada pelo capitalismo...
Por exemplo.. tem gente que acha que Natal é só Papai Noel...
Até a teoria de liberdade é comercializada fazendo a pessoa consumir produtos pra se libertar...

8:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Depois do capitalismo, o mundo virou do avesso rssss
Muito elucidativo o texto, deu pra acompanhar bem o que eh Samhain e o q eh Hallowen.

bjim
Grazzi

12:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bem.. achei bastante interessante e plausível essa deturpação católica. Porém acho que a confusão maior deve-se ao fato de que os celtas, na época de domínio católico meio que foram forçados a mudar de crença. Ou isso ou a morte. Será que aí não tem uma espécie de "colaboração"? Da mesma forma que os católicos não queriam paganismo, os pagãos deveriam querer suas festividades. Talvez em clima de possíveis manifestações, o Halloween, dia de todos os santos, finados e o raio que o parta foram criados. Sob essa óptica, é possível ver um ponto positivo, o importante é ter uma festividade espiritual, se ela carrega o manto católico ou uma lança pagã é mais uma questão de nomenclatura.
Contudo não pense que acho que isso é em todo positivo, porque não deixa de ser uma imposição estúpida da Igreja. Só digo que não é a pior coisa que a Igreja já fez com os costumes pagãos.
Por fim, sobre o comentário do capitalismo. Deveras criou-se uma ridícula indústria superficial e imbecil em cima do tal "Dia das Bruxas", junto com qualquer coisa ligado ao misticismo pagão recentemente restaurado. Não há coisa mais nojenta que "bruxas posers" que usam pentagrama e batom preto e acham que isso basta para que tenham "poderes superiores". Mas acho que o capitalismo faz isso com todas as coisas, motivando o que a Grazzi disse, de deixar o mundo do avesso. Mas como a coisa é generalizada, acho bem possível não ser influenciado por essa onda. É preciso manter a razão e a noção daquilo que é confiável e do que não partilha da mesma qualidade. Desta forma, o sistema colabora para a ignorância, mas ao mesmo tempo seleciona aqueles que têm habilidade para superar as barreiras impostas pelo mesmo.
Não sei se me fiz entender, mas gostei muito de seu texto e agradeço por esclarecer um pouco da história celta, que me é de muito interesse.
Boas energias!!

7:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Só um comentário, acho que não ficou muito clara a parte de festividade espiritual. O que eu quis dizer é que os que quisessem ter uma festividade espiritual teriam a chance de fazê-lo mesmo que mascarados, entende? não é melhor, mas pelo menos é um meio...


se não deu pra entender mesmo assim.... esquece! ><


gostei do texto ! heh

3:19 PM  
Blogger Ioldanach said...

Ciara :

Não sei bem se caso de dizer que os celtas foram ( todos ao menos ) forçados a conversão, pois antes de qualquer intervenção deliberada da Igreja se operava ali um processo de sincretismo entre crenças e valores celtas e o cristianismo ( ou pelo menos uma variação meio que herética daquilo professado ortodoxamente como doutrina pela Igreja Católica na época )- talvez mesmo possa ser dito que existia um ´´cristianismo céltico´´

Não seria caso assim de uma mera mudança de nomeclatura, mas uma alteração de conceitos misticos-religiosos bem como também de simbolos ritualisticos. Claro que isto pra alguns , outros realmente ´´mascaravam´´ suas crenças ancestrais sob nova roupagem.

Não imagine que isto só ocorreu com a chegada do cristianismo entre os celtas, pelo contrário com todas as culturas que os celtas travavam contato a regra é que sempre ocorria um processo sincrético onde ao final restava pouco das crenças primevas célticas. - Haja visto que estes festejos sazonais, como por exemplo o Samhain, não eram celebrados pelos celtas de época pré-lateliana.

Sugiro a leitura dos posts aqui neste blog a respeito do processo da cristianização das ilhas britânicas que devem ser também muito esclarecedores.Aproveito para convida-la a participar da comunidade Canal Celta lá no Orkut.Grato por seus comentários.Abraços

4:59 PM  
Blogger betoquintas said...

por favor, vamos evitar generalizações. nem todo neopagão praticante de Wica é tão obnóxio quanto o sr descreve.
se eu for generalizar dessa forma como o sr faz, eu diria que o sr é um simples reconstrutivista cultural, fundamentalista, fanático, puritanista e anal-retentivo.

7:59 AM  
Blogger Ioldanach said...

Beto :

O neopagão praticante de ´´Wica´´ terá que aceitar como válidas certas afirmações ( tais como a idéia de ´´Deusa Mãe´´ e´´Roda do Ano ´´ )que não tem a mais remota procedência em termos da mitologia e história. Porém, ser wiccano é aceitar de ´´peito aberto´´ tais absurdos tal como ocorre a qualquer fiel em relação a sua religião ( já que a fundo tudo depende da fé e nada mais.)

Agora realmente alguns de fato pesquisam mais e constatam estas incongruências ou em outro extremo por motivos outros renegam alguns princípios básicos da Wicca para no lugar adotar sua ´´versão particular´´.

Aliás, o que está havendo é justamente que cada qual wiccano no geral está fazendo sua ´´leitura´´, o que está gerando uma verdadeiro ´´carnaval´´onde já se fala até a sério de existir uma ´´Wicca Cristã´´,´´ Wiccumba´´ e por ai vai.

Logo, eu não faço generalizações a respeito de Wiccanos, pelo contrário estes que cometem este ´pecado´, o que para mim confesso não ser motivo de preocupação alguma salvo pelo fato que no meio do processo promovem toda sorte de afirmações absurdas sobre os celtas.

Finalizando : Eu sou celtista. Representa dizer sem conotação mistico-esotérica alguma e nem pretensões de proselitismo religiosos de qualquer espécie. O que me importa são os fatos e é só.

De toda forma, obrigado por seus comentários. Criticas são bem-vindas.

5:21 PM  
Blogger Pi ^-^ said...

Oi! sugiro que pesquise melhor sobre wicca, temos informaçoes variadas e uteis no forum Portugal Magicko a residir no link www.apocalipse.us . mas nem vou falar sobre isso, wicca tem alguns principios discutiveis sim, mas não é o mais importante.


Sabe como se comemorava o ritual de Samhain na irlanda celta?

7:43 PM  

Postar um comentário

<< Home