Canal Celta: Parshell

29.10.06

Parshell




s celebrações por ocasião do Samhain ao todo reunia 03 dias, iniciando ao por-do-Sol do dia 31 de Outubro e finalizando no amanhecer do dia 02 de Novembro.Entre tantas cerimônias realizadas a mais marcante se traduzia na confecção de uma espécie de um pequeno ´talismã´, chamado de Parshell, a ser colocado estrategicamente na entrada de cada lar céltico que tinha a fama de poder afastar maus espíritos e o azar.

Curiosamente se formos analisar comparativamente os costumes de outros povos vemos que não eram os celtas a única cultura a usar este tipo de objeto, onde por mais variação de forma e finalidade tivesse o objeto de fundo a intenção era criar uma espécie de ´´proteção mágica ´´ sobre a família e sua casa.A citar temos, por exemplo, o ´Mezuzá´ (do hebraico מזוזה "umbral") que é afixado no umbral direito de cada dependência do lar, sinagoga ou estabelecimento judaico onde é reproduzido um pequeno rolo de pergaminho (klaf) que contém as duas passagens da Torá (Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-21) em que é ensinado o respeito ao Criador sobre todas as coisas.


Mezuzá


No caso dos celtas o Parshell era uma pequena cruz feita de madeira e amarrada ao centro com palha que era pendurada na porta de casa que lá ficava até o Samhain do ano seguinte quando solenemente era retirado após falar e queimado numa das fogueiras acessas no alto das colinas mais próximas.

Se por curiosidade você deseja ter seu Parshell, eis a receita :
1- Em primeiro lugar tenha em mãos o seguinte :
  • duas varetas de não mais que 60 cm de comprimento ( tipo daquelas usadas como espeto de churrasquinho )
  • cerca de 01 cm de diâmetro de palha ou fita.
2 - Entrelace a palha ou fita ao redor do centro da cruz formada pela duas varetas cruzadas até que apenas sobre cerca de 10 cm da vareta expostos em cada extremidade de modo que o objeto tenha a seguinte forma :


Parshell


Na prática todo este ato cerimonial calava ao fundo d´alma celta e mesmo servia para pela fé acumulassem forças para enfrentar dias piores que no caso não tardariam em chegar por conta do Inverno. Assim, todo este ritual de ir colher os gravetos, desfiar a palha em fios e etc tinha uma função enormemente catártica já que tudo era realizado com toda pompa e circunstancia na idéia de que um instrumento de poder estava ali sendo criado e de certa forma era verdade na medida em que intimamente perspectivas sombrias eram afastadas da mente .

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

olaaaaa XD boa noite rs gostei...vc tem um Parshell? Vo ve se faço um e coloco na porta do meu karto hehehe bjs XD

10:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já fiz um Parshell sim, Ju....Só que nunca aquilo fica de pé sobre a porta por muito tempo. Creio que o vento ou quem sabe os deuses.... :)

2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu tb vou fazer um pra mim rssss
ak em casa tem um "bons ventos" de cilindros metálicos, mas naum eh um parshell.... gosto do barulhinho deles rsss


Bjs
Grazzi

12:09 AM  
Anonymous Daniel Duende said...

Vareta de churrasquinho não dá, né? =P

Vale a pena frisar que o primeiro passo para a construção de um Parshell é justamente a busca pelas duas varetas adequadas.

Todo talismã ou objeto de poder começa a ser confeccionado no momento em que a intenção de sua realização se transforma em busca por seus materiais.

8:19 PM  

Postar um comentário

<< Home