Canal Celta: A Sétima Praga da Irlanda

19.11.06

A Sétima Praga da Irlanda


A origem do mito da ´´Sétima Praga Irlandesa´´ :

Quando monges chegaram a Irlanda, algo por volta do século IV e V d.C, para iniciar seus trabalhos missionários deram de encontro com os ´´Masraige ´´, uma tribo que desde longa data vivia na região que hoje corresponde ao Condado de Cavan na Província de Ulster, tendo contato por eles com uma antiga lenda que dava conta de uma série de eventos catastróficos que teria atingido aquela ilha muitos séculos atrás e dos quais só eles teriam sobrevivido.

Falavam os Masraige de uma doença misteriosa que sem maiores avisos teria transformado o mar e a maior parte das nascentes em um lamaçal fétido em tons avermelhados, tornando todo alimento venenoso, matando toda a criação e levando para o Além quase toda a população. Por semelhança aos eventos bíblicos a respeito do êxodo judaico do cativeiro egípcio, os monges passaram a chamar esta peste de ´´ A Sétima Praga da Irlanda´´ numa alusão ao sétimo malefício enviado por Deus sobre os súditos do Faraó que fez ´´a água mudada em sangue´´ .

Agora se bem nos relatos bíblicos a série de eventos funestos que assolaram o Antigo Egito só tiveram seu fim com a saída dos judeus de seu cativeiro egpcio na ´´versão irlandesa ´´ os Masraige diziam que tiveram de invocar a proteção de um antigo deus de seus ancestrais há muito esquecido e renegado, este era Cenn Cruaich / O Senhor do Outeiro que por alguma razão era chamado pelos monges pela alcunha de ´´Crom-Cruaich / O Encurvado do Outeiro´´ assim ficado registrado para gerações futuras.

Diga-se pelo bem da verdade que Crom-Cruaich descrito pelos monges assumia mais ares infernais do que propriamente de uma divindade, mesmo narram uma historinha onde São Patricio ´´exorcisando´´ o ídolo de pedra que representava Cruaich e conseguindo retirar do seu interior o demônio que ali habitava terminou a estátua desabando em pedaços no chão fazendo supostamente prova assim do poder superior de Deus sobre antigos deuses pagãos.

Os Masraige

De toda maneira apesar da ´´Sétima Praga da Irlanda´´ dizer a respeito dos Milésios e seu fim o fato é que os Masraige, os supostos sobreviventes desta desgraça toda, não situam-se como descendentes deste Povo, mas sim de um outro não menos mítico : os Fir Bolgs

No caso contam as lendas que os Fir Bolgs, servis aliados dos Fomorianos, reinavam soberanos na ilha da Irlanda até que um belo dia foram vencidos e destituidos de maior parte de sua posses pelos Tuatha Dé Dannan, ficando restritos a morar em Connaught - região relativamente próxima a Cavan/ Ulster onde são originários a tribo Masraige. ( assim designado por conta de dizerem aos missionários que eram nativos de´´ Magh Slécht´´)

Posteriormente os Tuatha Dé Dannan foram vencidos pelos Milésios e seja como for ao que tudo indica os remanescentes dos Fir Bolgs continuaram a desfrutar do mesmo acordo antes selado com os dananianos agora prestando vassalagem aos milésios e ironicamente sobreviveram a queda também da civilização milésiana tal como tinha conseguido fazer a seu tempo com os dananianos e mesmo até prosperar a queda dos seus mais antigo senhores - Os Fomorianos.

A Realidade por detrás do mito

Alguns levantam a hipotese que ´´ A Sétima Praga da Irlanda ´´ tenha sido resultado do que é hoje conhecido como ´´ Maré Vermelha´´ em que a proliferação desenfreada de microalgas nocivas ( Harmful Algal Blooms ou HABs em inglês ) geram como sub-produto um grupo de bio-toxinas bem nocivas a seres humanos e seres vivos em geral através do consumo ou mesmo pelo mero contato de água contaminada ( afetando indiretamente assim a agricultura, a prática de pesca, a criação de animais e etc. ) que sintomaticamente tem alterada a sua coloração para tons avermelhados.

Levando ainda em conta que as lendas narram que durante os ´´cem anos´´ de reinado de Tigernmas alcançadas algumas conquistas tecnologicas de peso tais como pela primeira vez conseguirem manufaturar ornamentos de ouro e a prata , obter o tingimento das roupas, irrigação de suas áreas de plantio e etc. , não é de todo insensato imaginar um cenário fundo de desiquilibrio ambiental e mesmo até sinais de poluição das nascentes por metais pesado ( o estanho, por exemplo, era usado para dar coloração as vestes ) que a longo prazo geraria um quadro propicio para uma maré vermelha ou algo pior.

Particularmente julgo revelador que as lendas falem que no reinado de Tigernmas irromperam de debaixo da terra mais nove lagos e três rios novos além de´´criadas ´´novas planicies bem como também a área territorial do Reino de Erin de maneira geral tenha sido ampliada, isto é, as datas batem com o periodo de degladiação onde justamente lentamente os mares recuaram, o regime de chuvas se alterou e de forma genérica o clima passou por fortes mudanças. De outra maneira significa dizer que mudanças radicais no ecossistema estavam em operação no periodo, sendo fácil que aqui e acolá uma nova forma de microorganismo surgisse e botasse a cabo toda uma população sem dar maiores avisos.

Em retrospecto vemos que é recorrente o tema de uma peste vindo para devastar um reino na mitologia gaélica-celta, isto é, tal coisa aconteceu com os Parthalon e os Nemed antes de vir a suceder com os Milésios. Poderia se pensar que é um evento mais ou menos cíclico da ocorrencia de uma doença atingindo aquela região ou se muito a descrição de todos remetem a um fato bem mais antigo que posteriormente incorporaram com sendo parte de ´´sua´´ história como Povo.

Seja como for os ´´Masraige´´ como prováveis descendentes dos Fir Bolgs teriam melhor resistência biológica a este ´´peste´´ do que os Milésios na medida que seus ancestrais teriam já passado por este mal e deixado como marca do DNA da sua prole condições para sairem vivos deste situação.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

....seus artigos estão tornando-se "costumés" os domingos nao sao os mesmos sem essas perfeitas inserções na mitologia celta.
Wassail !

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

ola amigo...finalmente vim ler hahahaha tava com uma preguiiiiiiiça e tbm sem tempo pq to cheia de provas...adorei...nao conhecia Cruaich...hehehe eh bem sombrio ele neh...bom to indo bjs

10:59 PM  

Postar um comentário

<< Home