Canal Celta: Vida e Morte Celta

5.11.06

Vida e Morte Celta


s celtas viviam em uma sociedade eminentemente agrícola e como tal normalmente não era capaz de gerar grandes excedentes na produção ao ponto desta servir de base para o desenvolvimento de práticas comerciais mais intensivas. Contudo, mesmo de forma incipiente o comércio era lastreado em transações envolvendo artesanato, frutos e raízes coletadas na floresta, pescaria, caça, ´´importação´´ de bens de outras localidades mais distantes trazidas por viajantes bem como a contratação de serviços envolvendo desde do uso de mão de obra braçal até o exercício de ofícios especializados. ( marceneiro, ferreiro e etc ). De resto o escambo era parte do cotidiano.

Ao mesmo tempo havia a necessidade de possuir amplos domínios territoriais bem localizados em relação a fontes de recursos naturais ( notadamente água potável ) ou diversamente a solução era apelar para migrar de uma região geográfica para outra segundo o esgotamento do solo para o plantio, seca de poços, por não suportar as intempéries do clima no local e coisas do gênero que representavam um obstáculo intransponível a ser superado sem por em risco a sobrevivência de toda uma comunidade.

Aliás , nesta busca pela sobrevivência os celtas acabaram formando comunidades por todo continente europeu e mesmo há sinais arqueológicos não conclusivos de terem ido mais além, arriscado atravessar o oceano Atlântico em direção das Américas muito antes de Cristovâo Colombo, fixado colônias no Oriente Médio e Ásia antes do tempo do aventureiro Marco Polo ousar fazer suas longas viagens. O que faz ser particularmente difícil definir de antemão se os celtas são um povo nômade ou bem sedentário, pois tanto há sinais de povoados fixos como indícios de grandes ondas migratórias.

Contudo, é fácil constatar que era uma civilização frágil e sob o risco do colapso a todo tempo por virtude de quebra de safra, catástrofes naturais, alterações bruscas no clima, epidemias e etc que viessem comprometer substancialmente o estoque de comida a disposição por um longo prazo em que nem o deslocamento da população para terras mais ricas era possível.

A opção pelo saque restava como alternativa derradeira para permitir a sobrevivência de uma comunidade em crise ou mesmo vinha como fórmula de fazer frente a escassez perene que viviam, isto é, se partia sem a menor cerimônia para pegar à força o que se precisava de outros povoados. Claro que muitas vezes isto gerava um efeito domino de um atacando ao outro, reduzindo a todos no final a mais abjeta miséria como resultado.

Observe que os sobreviventes entre os celtas em todo este processo perverso de ´´seleção natural´´ auto-induzida eram os mais fortes entre todos em vários sentidos, seja pela sua força e ferocidade no combate, resistência a fome e doença tanto quanto capacidade de não enlouquecer ao encarar o cenário de inteira desolação e sofrimento atroz do cotidiano .

De toda forma todo celta para sobreviver devia estar apto tanto ao trabalho no campo quanto disposto a pegar em armas, sendo que para muitos a vida de guerreiro acabava virando um meio de vida já que qualquer coisa poderia ser possuída pelo uso puro e simples da força bruta ou sendo habilidoso no manejo da espada e no uso do arco e flecha.

Alguns seguindo o caminho da guerra acabavam virando meros salteadores, outros mercenários que lutavam para quem pagasse o melhor premio ou cerravam fileiras fazendo parte de um exército regularmente constituído aqui e acolá sob controle de grandes proprietários de terra em troca de comida, abrigo e certo prestigio local.

A época dos celtas era assim um tempo de longas batalhas pela conquista de território e guerras de pilhagem, onde os vitoriosos ficavam com tudo enquanto reduzia os demais a total miséria e a um regime de terror para manter a autoridade sobre os novos domínios e a riqueza possuída pelo saque.

Agora, não é este comportamento de violência e barbárie exclusivo dos celtas, sendo um legado que todos os povos no planeta compartilham em comum na sua história. Ouso afirmar até que o ato mais cruel do pior facínora que viva nos grandes centros urbanos da atualidade não se compara ao clima de puro horror do passado mais remoto. Tampouco, nem o mais humilde entre todos nascido na época contemporânea figura tão miserável em sua condição de vida quanto representava tal situação de penúria em uma sociedade ancestral como a dos celtas.

Entretanto, antes que julgamentos morais mais desabonadores sejam realizados sobre os celtas é preciso ter em conta que é graças aos luxos da vida moderna que podemos sair em defesa de coisas como direitos humanos, sermos pacifistas, civilizados, politicamente corretos e corteses. Ocorre que sem este apoio salutar da tecnologia e tendo que enfrentar de maneira rotineira um ambiente francamente hostil a existência humana , onde cada dia é um desafio mortal a ser enfrentado, não há menor margem para haver disposição de ficar enfrentando dilemas de consciência e nem tempo de elaborar altas elucubrações metafísicas sobre o mundo.

Neste contexto, ao tempo dos celtas era questão de matar ou morrer bem como escapar do perigo ou ficar para enfrenta-lo sob risco da própria vida. Pensem na envergadura do significado de tudo isto e imaginem por um segundo que seja como seria para você viver naquela época. É bem verdade que como celta está sem maiores restrições para realizar o que deseja além daquelas impostas por suas próprias limitações físicas de força e dar combate ao inimigo, assim o mundo e o que nele existe é todo seu se tiver poder para tanto. Agora do outro lado haverão pessoas também dispostas de tirar tudo que é seu, privar de sua liberdade ou mesmo matá-lo. - O que seria capaz de fazer em nome de sua sobrevivência e entes queridos ou até de realizar desejos inconfessáveis?

Diante do testemunho de combatividade e persistência celta dá até para refletir se é algo tão grave assim o vivido no Mundo Moderno como angústia, ansiedade e tudo mais que acossa o dia-a-dia de qualquer cidadão no planeta como sendo um ´´grande problema´´ existencial . Aliás será que o julgado pelo dias de hoje como ´´sofrimento´´, ´´crueldade´´, ´´violência´´ e ´´desgraça´´ tenha sido concedido o justo título de nomeação tendo em vista o que viviam povos como os celtas ?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Realmente, imaginando o estilo de vida dos celtas, a gente pode ver o quanto a humanidade evoluiu em certas questões, como tecnologia e ciência, mas também podemos ver q a humanidade continua igual em alguns aspectos como o de sobrevivência por exemplo, hj em dia não há mais situações precárias ao extremo de matar para sobreviver, mas podemos ver a deformação do mundo em busca da estabilidade seja econômica, emocional ou física. A posse sobre terras e riquezas gera conflitos e guerras, ou seja matamos por poder e naum mais por sobrevivência. Neste sentido acho q a humanidade regrediu.

BJs,
Grazzi

7:31 PM  

Postar um comentário

<< Home