Canal Celta: Os fatos e suas versões

14.10.07

Os fatos e suas versões

om o pagamento do tributo de paz as forças de ocupação céltica em solo romano no valor equivalente a 1.000 libras de ouro puro há a rendição formal de Roma face aos celtas.Porém, não fica muito claro o que de fato ocorreu após este evento e mesmo alguns colocam em dúvida se este episódio famoso do ´´ Vae victis´´tenha realmente sido verídico.

Entre as muitas explicações para a retirada céltica de Roma situa-se a possibilidade de falta de alimentos bem também do surgimento na tropa de focos de malária e de outras doenças resultantes das condições precárias de salubridade na região (corpo insepultos expostos ao ar-livre, por exemplo ) que de maneira geral atuariam para debilitar o exército de Brennus de forma significativa.

Igualmente a falta de pasto e local de adequado de descanso para a montaria usada na batalha face a impossibilidade repor o animais mortos em combate ( some-se a isto outros tantos sendo sacrificados para fins de alimentação ) a longo prazo resultaria numa situação logística bem complicada para ser enfrentada onde o butim simplesmente teria que ser deixado de lado por ser literalmente um fardo pesado demais para ser carregado de volta .( algo que figuraria um enorme fracasso a toda esta ´empreitada´ já que a meta principal numa batalha destas era a pilhagem )

Por fim povos subjugados a Roma podiam bem aproveitar a ocasião para botar em prática suas pretensões de expansão territorial ou simplesmente vingar-se de vizinhos desafetos e particularente os territórios celtas estavam muito vulneráveis a qualquer invasão haja visto que a maior parte do contigente de suas tropas estavam mobilizadas bem ao longe na distante Roma.

Nesta perspectiva surge a alegação do historiador grego Políbio em sua "História Universal sob a República Romana":(....) Ao cabo de pouco tempo , logrado uma vitória sobre os romanos e seus aliados ...(os celtas)conquistaram Roma com exceção do Capitólio. Mas a invasão dos Vênetos em suas terras os forçou a desistir de seus planos e buscar firmar a paz com os romanos, restituindo-os a sua cidade para ir em socorro de sua pátria. ´´

Representa dizer que os celtas teriam sido forçados a recuar pelo fato que seus domínios territoriais estariam sob a ameaça de invasão pelo Vênetos, muito embora figure estranho como teriam sido as tropas de Brennus tão rapidamente mobilizadas a tempo para rechaçarem o ataque vêneto e por conta de qual milagre teriam reunidos energias para entrar em combate depois do longo cerco levantado ao Monte Capitólio.

Especulações à parte a versão mais consolidada dos eventos após a capitulação romana coloca a frente dos acontecimentos um personagem que em sua importância revelada na resolução da crise assumiu posteriormente o título honroso de ´´ Pater Patriae´´ na condição de Segundo fundador de Roma. Eis a figura Marcus Furius Camillus !

ATENÇÃO ! ´ Os fatos e suas versões´ é continuação dos textos : ´ Dies Nefastus´ , ´Prelúdio da Batalha de Allia´, ´Os celtas em Roma´ , ´A Invasão´ , ´A Batalha do Monte Capitólio´ e ´´Vae victis ! ´´

3 Comments:

Blogger Atanaufo said...

Gostei do seu blog e adicionei o seu link no meu:

http://poetaonline.blogspot.com/

Muito bom seu blog.

5:19 PM  
Anonymous Brenda SilBar said...

Interessante o seu blog!
Voce sabe alguma coisa sobre Gildas ou conhece referencia sobre?

Danke shön!

4:42 PM  
Blogger vasco said...

bretwalda diz-lhe algo???

2:38 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home