Canal Celta: Existia uma religião céltica?

17.12.06

Existia uma religião céltica?


ntes de mais nada é preciso salientar que o druidismo apesar de encarado comumente por muitos como um exemplo mais que perfeito de ´´religião celta´´o fato é que figura tal idéia como uma absoluta impropriedade, já que os os druidas eram vistos no meio social mais similarmente como sendo uma espécie do gênero dos filósofos, cientistas ou eruditos do que propriamente ´´sacerdotes´´. ( ou mesmo ´´ magos´´ diga-se de passagem )

Em verdade não só o druidismo não era uma ´´religião céltica´´ como não havia entre os celtas uma fé universal, fixa e determinada, pelo contrário tantos eram os celtas quanto diversas constituam as formas deles manifestarem suas crenças , variando ainda mais na medida que travavam contatos com outros povos os quais terminavam ´´fundindo´´ como fosse só uma cultura, o que nos leva concluir que falar na existência de uma ´ religião celta´soa como um completo disparate.

Realmente tinham os celtas um complexo panteão de divindades o que poderia servir de esboço para formação de um sistema religioso próprio , só que eles em cada tribo cultuavam com primazia uma divindade sobre as demais o que ao final atuava como fator a mais para fragmentar a crença religiosa céltica . Assim temos, por exemplo, em várias tribos uma supremacia no culto de divindades como Lugh de maneira quase exclusivista, ao ponto de nomear o local em honra deste deus como é o caso de Londres e Lyon.

Deste modo, como não havia um conjunto bem sistematizado e fechado de valores de fundo religioso entre os celtas bem como também o quadro geral de crenças célticas figuravam perigosamente tanto ´´fragmentadas´´ quanto dominadas por um sincretismo descaracterizador de sua cultura originária, o fato é que eles nunca chegaram a constituir um movimento religioso organizado que fosse fruto direto de suas manifestações culturais e História ao qual pudesse nomear como ´´´religião céltica´´ tal como visto em outros povos , a citar seja o hinduísmo originado entre povos do subcontinente Indiano, o judaísmo entre os hebreus no Oriente Médio e por ai segue.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Londres era o nome de um deus?
Q bacana, naum sabia disso.... to sempre aprendendo ak rsss

Bjim
Grazzi

6:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

tah aih gostei...eu tinha duvidas sobre isso...mas foram esclarecidas hehehe beijosss

8:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

A reigião celta própriamente dizendo é a wicca... que significa sabedoria eles eram sábios e cada um seguia sua krença com rituais e deusesmais com um mesmo propósito e seguimento sempre com duas entidades uma feminina e outra masculina e como eu disse sábios portanto o tal do "Druidismo" religiao pros celtas era conhecimento... para saber mais sobre wicca tem um livro bom recomendável: "Wicca um estilo de vida religião e Arte" de Raymond Buckland Editora nova era

10:34 AM  

Postar um comentário

<< Home