Canal Celta: Os Gálatas

31.12.06

Os Gálatas


Os celtas que todos esquecem :

uita coisa é escrita a respeito dos celtas localizando o tema apenas em torno de tribos que povoaram as ilhas britânicas e o norte da França, significa dizer falando essencialmente sobre os gauleses, galeses, pictos, bretões e escotos.

Ao final muitos esquecem por completo de outras levas de migrações célticas para regiões bem mais distantes no plano geográfico do que estes estreitos limites definidos entre as ilhas britânicas e o norte da França, havendo até suspeita deles terem chegado ao Novo Mundo e lá firmado incipientes colônias muito antes de Cristovão Colombo e da época das Grandes Navegações.

Um belo exemplo são os Gálatas, um povo oriundo originalmente da Gália ( atual França ) a partir de uma imigração para a região central e norte da antiga Ásia Menor ( atual Turquia nas cercanias de Ancara ), iniciada se supõem lá por volta do ano 280 a.C, motivada para escapar dos germanos com quem travavam enormes batalhas por conta de disputa de dominio territorial.



Galácia / Galatatia

Fonte : Wikipédia
Os Gálatas e Galácia :

Fica complexo definir qual tribo céltica da Gália deu origem aos Gálatas , muito embora não resta dúvida que não era assim que se auto-denominavam na medida que etmologicamente a palavra vem de ´´galátai´´ / bárbaro era como os gregos os chamavam e posteriormente os romanos também por imitação.

Mesmo propriamente a Galácia foi uma criação dos romanos que a transformaram em província do Império Romano por volta do ano 25 a.C quando juntaram às terras antes ocupadas pelos gálatas que correspondiam apenas ao equivalente a região centro-oeste da Província também as possessões de Frígia, Pisídia , Licaônia e Isáuria para compor todo território provincial.

Cabe observar que não foi de maneira mansa e pacifica que a Galácia foi criada, já que a incorporação territorial foi criada a medida que os gálatas como aliados dos romanos venciam tribos rebeldes ao Império Romano. Diga-se de passagem que era lutas travadas no melhor estilo de guerrilha, forjando escaramuças e armadilhas para tropas romano-gálatas já que os seus inimigos eram povos nômades da montanha e deserto.

Infelizmente, o último rei gálata, Amintas, morreu numa destas batalhas sem deixar herdeiros presumiveis e em ato de última vontade , para que uma guerra civil não estourasse na busca de um novo regente da Galácia , legou o seu reino aos romanos que não tardaram em transforma-la em Província do Império Romano no final do mesmo ano da morte do monarca (25 a.C) quando por fim debelaram os povos rebeldes na região.

Ao final de reino céltico para província romana a Galácia serviu de cabeça de ponte para o Império Romano firmar seu poderio militar na localidade e posteriormente expandir as possessões romanas até lá e neste meio tempo os gálatas impediram que invasões de ´´hordas bárbaras´´ vindas da Ásia gerassem maiores problemas para Roma.

A Aliança Romano-Gálata :

Pode parecer deplorável que os gálatas lutassem muitas batalhas que em verdade o resultado final só interessava Roma, só que não pode ser ignorado que em verdade eles não eram menos ´´invasores´´ da região do que figuravam os romanos! Sim, por que cercados de vizinhos hostis não restava opção senão firmar uma aliança com os romanos para ter meios e modos de vencer as tribos da localidade, não sendo ao meu ver por efeito mormente tão-apenas uma atitude de irrefletida submissão dos gálatas face aos romanos.

Resta indagar se não tivesse ocorrido a morte de Amintas, algo muito ´conveniente´ de ter ocorrido para Roma na ordem da sucessão dos eventos, teria o Império Romano aceitado de bom grado a existência da Galácia como reino independente? Aliás, os gálatas a longo prazo não poderiam ansiar ampliar seus dominios mesmo em direção a possessões romanas?

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

:) gostei do texto...pena q Amintas morreu neh?...as merdas sempre acontecem kando nao podem acontecer haehuaea...enfim te desejo um otimo 2007...e q tenhamos mais textos sobre os povos celtas \o/

2:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que o império romano jamais daria espaço a outro povo, por isso se Amintas naum tivesse morrido com certeza eles dariam um fim na vida dele. Se é que naum foi isso que possa ter acontecido rss

bjs
Grazzi

4:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom o texto mesmo.
vou ler mais do seu blog gostei
até mais

4:39 PM  
Blogger Lucas Macaw said...

Usando no Nementon Ataecina

7:54 AM  

Postar um comentário

<< Home