Canal Celta: A Carta aos Gálatas

7.1.07

A Carta aos Gálatas


Galácia fez parte de uma das várias peregrinações realizadas por Paulo de Tarso (nascido cerca do ano 03 até 66 d.C ) ao longo da década de 40 d.C para divulgar o Cristianismo que figurava então como a mais nova religião a surgir naquela época. Rendendo como resultado ao final deste esforços em prol da evangelização a redação da ´´Epístola aos Gálatas ´´ que foi incorporada na Bíblia ao Novo Testamento.

Agora, não é algo de estranhar que a Galácia estivesse no meio das peregrinações paulianas haja visto que sendo Paulo natural de uma das cidades de Cilícia ( Tarso ) vivia desde cedo nas fronteiras daquele outrora reino céltico que como seu lar de origem tinha se convertido a condição de província romana . ( o que se deu no ano de 64 a.C, ou seja , bem depois da Galácia)

Não por menos, Paulo de Tarso em seu exercício missionário travou contato de inicio com os habitantes que lhe eram geograficamente mais próximos , a saber ao sul da Galácia quase na fronteira com Cilícia numa região originalmente de povos conquistados pelos gálatas e incorporados ao seu reino . ( em 25 a.C )

Mais tarde Paulo de Tarso chegou atravessar toda a Galácia na intenção de organizar igrejas sob a orientação do credo cristão e nesta condição é que surge a ´´Epístola aos Gálatas ´´( algo por volta do ano 55-60 a.C ) onde ele defende a tese da doutrina da justificação pela fé e tece várias considerações a respeito de como o cristianismo se revelava uma nova religião face ao judaísmo do que simplesmente situava como uma mera dissidência tal como figurava os fariseus, os saduceus e tantos outros .

Existem controvérsias a respeito do fato da ´´Epístola aos Gálatas ´´ foi escrita por Paulo de Tarso se dirigindo as comunidades cristãs do norte da Galácia, ao sul ou mesmo a toda província, porém, neste sentido é revelador a seguinte passagem em Gálatas 4, 10 onde é dito : ´´ Dais importância a dias , meses, estações e anos ´´

Ora fica óbvio deduzir que esta passagem da Bíblia na ´´Epístola aos Gálatas ´´ é uma observação que qualquer pessoa estranha aos costumes célticos faria ao ver como todo cotidiano era orientado segundo as estações do ano, fase da Lua e etc , isto é, casamentos, transações comerciais, ritos religiosos e tudo mais tinha seu ritmo ditado pelos ciclos da natureza!

Concluo em razão disto que a ´´Epístola aos Gálatas ´´ era dirigida aos cristãos-gálatas sob forte influência céltica ou bem de maneira pouco improvável esta atingiu outras regiões da Galácia para além dos primeiros núcleos de povoamento celta na região. De toda maneira resta cogitar se realmente, tal como Paulo de Tarso ansiava, esta influência céltica nas emergentes comunidades cristãs na Galácia perdeu seu espaço ou de maneira sincrética se ´´misturaram´´ ao cristianismo de maneira insuspeita .

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito interessante, eu sabia muito pouco sobre Paulo de Tarso, eh legal conhecer os outros lados da história!

bjim
Grazzi

4:03 PM  
Blogger Joalsemar Araújo said...

Caro Ioldanach, quero comentar um trecho de tua postagem:
"Ora fica óbvio deduzir que esta passagem da Bíblia na ´´Epístola aos Gálatas ´´ é uma observação que qualquer pessoa estranha aos costumes célticos faria ao ver como todo cotidiano era orientado segundo as estações do ano, fase da Lua e etc , isto é, casamentos, transações comerciais, ritos religiosos e tudo mais tinha seu ritmo ditado pelos ciclos da natureza! (...)Concluo em razão disto que a ´´Epístola aos Gálatas ´´ era dirigida aos cristãos-gálatas sob forte influência céltica"
Uma leitura superficial da Epístola aos Gálatas mostra que a influência que Paulo combate não é celta e sim judaica; a guarda de dias, meses, estações não era exclusiva da cultura celta, mas de todos os povos da Antiguidade. O combate à circuncisão, aos judaizantes e o apelo ao Antigo TestamentoT estamento declaram inequivocamente que não é a cultura celta que Paulo combate na epístola. Quando a herança celta divergente do cristianismo, os destinatários da epístola já estavam bem resolvidos, pois deixaram o politeísmo e abraçaram a fé num Deus único (Ep. aos Gálatas 4.8: "Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são").
De qualquer forma parabenizo-o pelo trabalho de valorização da cultura celta.

5:43 PM  

Postar um comentário

<< Home