Canal Celta: A Cristianização da Bretanha.

21.1.07

A Cristianização da Bretanha.



o ano de 597 surge a figura de Agostinho de Cantuária ( ou "Santo Agostinho de Canterbury") que acompanhado por mais 40 monges no ano parte em direção da Inglaterra / Bretanha na intenção de promover a conversão da população ao credo católico.

A este tempo o druidismo já tinha sido extirpado da Bretanha de forma violenta pelos romanos onde o ponto alto desta ´´inquisição´´ foi a destruição da cidadela druida na ilha de Mona ( atual Anglesey ) , um dos grandes centros do druidismo da época comparável ao que é hoje Jerusalém para judeus ou Meca para os muçulmanos, tendo seus bosques derrubados, casas queimadas, altares postos abaixo e os druidas passados no fio da espada.

Por outro lado , desde por volta do ano de 410 os romanos tinham deixado a região e entregue os bretões a mercê da própria sorte que sem maiores defesas viam seu território invadido por todos os lados da fronteira : Eram os pictos ao norte, irlandeses ao longo do litoral oeste, jutos à leste e assim por diante.

Agostinho de Cantuária chega assim em um território imerso no caos e anarquia, onde as Igrejas Cristãs assentadas naquelas terras na prática só são nominalmente ´católicas´já que desde muito tempo tem seus vínculos cortados com o núcleo eclesiástico firmado em Roma e atuando com uma autonomia considerada ´perigosa´ pelo Papado. Havia um enorme cheiro de ´heresia´no ar.....

Acima de tudo a Bretanha está passando por um processo de descarecterização que a faz mais ser ´´ anglo-saxônica ´´ do que propriamente celta, fato que na prática ao menos culturalmente já era uma realidade mesmo antes de qualquer invasão anglo-saxônica visto que os bretões cederam de maneira generosa aos costumes romanos e abriram mão com facilidade dos costumes célticos quando estavam sob domínio do Império Romano.

Havia assim de fundo na Bretanha em andamento um processo todo particular de estruturação da identidade nacional que somado com o isolamento das Igrejas Cristãs face a autoridade papal chegou a constituir um esboço do surgimento de um ´´cristianismo anglo-saxão´´ que foi depois abafado com muito trabalho missionário bem direcionado pela Igreja Católica, só que esta situação mesmo que incipiente em muito deve ter contribuido depois para dar base ao surgimento do anglicanismo como religião oficial da Inglaterra em um futuro distante.