Canal Celta: Solução do mistério de Stonehenge?

4.2.07

Solução do mistério de Stonehenge?


CASAS PRÉ-HISTÓRICAS PROMETEM SER SOLUÇÃO PARA MISTÉRIO DE STONEHENGE

Fonte : jornal O Globo 31/01/2007

Vilarejo de quatro milênios teria abrigado construtores do monumento

Pela primeira vez, arqueólogos encontram pistas concretas sobre o povo que ergueu Stonehenge, o famoso e misterioso círculo pré-histórico de monolitos em Salisbury, Inglaterra. Uma equipe inglesa descobriu nas proximidades do monumento o que se supõe serem as ruínas de um vilarejo habitado pelas pessoas que transportaram e ergueram os blocos de pedra.

A cerca de quatro quilômetros do monumento, arqueólogos acharam ruínas de casas e até ossos de animais, que tanto podem ser restos de festins quanto oferendas a deuses. As ruínas de 4.600 anos formam a maior vila pré-histórica descoberta no Reino Unido. As casas ficam num lugar conhecido como Durrington Walls e foram construídas no mesmo período que Stonehenge. A teoria mais aceita diz que Stonehenge foi erguido para ser um centro religioso, presumivelmente de adoração ao Sol e aos mortos.

Mike Parker Pearson, o líder das escavações, disse que a descoberta sustenta a tese de que Stonehenge era parte de um complexo religioso muito maior. Por séculos Stonehenge atrai legiões de místicos, estudiosos e curiosos. Se sabe que as pedras de muitas toneladas foram trazidas de longe e até hoje não há uma explicação convincente de como um povo pré-histórico conseguiu levar a cabo tal empreitada.

Pearson, cujo trabalho foi financiado pela National Geographic Society, disse que o círculo de canais e bancos de terra de Durrington Walls cerca círculos menores de madeira.

- Trata-se de uma versão de Stonehenge em madeira - explicou.

As escavações revelaram não apenas o círculo de madeira mas uma estrada pavimentada com pedras.

- Essas construções são complementares. Stonehenge é só parte de uma estrutura mais complexa - disse Pearson.

O projeto de escavação começou em 2003 e é integrado por seis universidades.

Stonehenge foi construído entre 2.600 e 2.400 a.C. As casas de Durrington foram datadas entre 2.600 e 2.500 a.C. Oito casas foram encontradas em setembro passado, e sinais de muitas outras foram localizados. As casas eram feitas de madeira e cal e não tinham mais que cinco metros quadrados, com um chão de barro e um lugar para lareira. Há vestígios de móveis rudimentares de madeira. Seus ocupantes viviam na sujeira, com restos de ossos de animais e de panelas de barro encontrados espalhados por todo lado.

Os arqueólogos acreditam que as casas devem ter sido habitadas não só pelos construtores de Stonehenge quanto por sacerdotes e peregrinos que seguiam para o templo. Serão necessários mais estudos, porém, para comprovar essa hipótese.