Canal Celta: A verdade por detrás do mito

18.2.07

A verdade por detrás do mito



Ciclo Mitológico Gaélico-Celta :

o conjunto dos relatos que compõem ao que é usualmente identificado como ´´ ciclo mitológico´´, onde são contadas as origens míticas da Irlanda , vemos além da descrição de batalhas memoráveis e aventuras fantásticas que também existe uma certa preocupação em demonstrar as modificações trazidas no meio ambiente pela presença humana.

Assim,por exemplo, vemos que na chegada dos Partholon a Irlanda era descrita como nada mais do que um pedaço de rocha com pouca vegetação que vivia escondida sob uma névoa espessa e debaixo de chuvas constantes que faziam gerar um clima beirar ao gélido.

Agora se bem os partholianos contavam apenas no inicio com a presença de uma planície e três lagos vemos que com o tempo, ao longo na verdade de 03 séculos, o cenário muda com o clima ficando mais ameno e tamanho da ilha aumentando tanto que a ganha mais quatro planícies, sete lagos, outros tantos rios, árvores , animais e etc

O fenômeno se repete mais tarde quando os Partholon são sucedidos na ocupação da Irlanda pelos Nemed onde são narrados o surgimento de 12 novas planícies e mais quatro lagos , o mesmo se sucedendo com os FirBolgs, os Tuatha Dé Danann e finalmente os Milésios que encerram em sua saga o fim dos relatos do ciclo mitológico, isto é, em todos vemos que a ´´ geografia´´ irlandesa, o clima e o ecossistema sofrendo drásticas modificações.

Na origem atribuíram estas mudanças como fruto de ´´mágica´´ e mais adiante posicionaram em torno do assunto como sendo coisas mormente ´´inventadas´´ pelos celtas ao contar suas lendas já que era notória a pouca cerimônia que tinham em fazer uma clara distinção entre aquilo o que figurasse como imaginário em contraste com o real. Não obstante, poderia haver outra explicação?

Uma hipotese

Podemos desvendar o ´mistério´ tomando com base a idéia que os mitos tem o potencial de configurar em formas e meios de representação simbólica de fatos realmente ocorridos que sobrevivem em sua historicidade para gerações futuras sendo transmitida numa versão que carrega cores de fábula fantasiosa.

Deste modo, grandes guerreiros se transformam em divindades, lutas de tribos assumem a proporção de um duelo cósmico e assim por diante até que o evento mais banal do cotidiano sofra uma mutação tão radical na interpretação para uma perspectiva surreal de caráter místico-transcendental entrar em voga no lugar como explicação. Eis como nascem mitos.....

Importa frisar que se na origem um fato real qualquer serviu de inspiração para que certo mito figura provável que ´´pistas´´ sejam deixadas no meio do caminho a citar ao meu ver este particular presente nos relatos míticos célticos dando notícia de mudanças no cenário físico da Irlanda existe indicio que seja algo mais do que uma historieta criativa inventada tal como pretendo provar mais a seguir.

Da versão mítica ao fato real



Passar pente fino nestes relatos consiste em analisar ao fundo como se deu o povoamento na Europa , nesta perspectiva sabemos atualmente que os europeus são descendentes de grupos paleolíticos que chegaram ao continente vindos da Ásia Central e do Oriente Médio e viveram entre 25 mil e 40 mil anos atrás.

Eram dois grupos que compuseram duas grande levas de migração ao tempo ainda do Paleolítico, sendo um deles relacionado a um povo que alcançou seu auge na Europa ocidental e meridional há cerca de 35 mil anos e o outro emigrou do Oriente Médio há cerca de 22 mil anos dando ocupação a Europa Central e oriental.

Para se ter uma idéia
apenas ao tempo que corresponde ao período denominado como neolítico inferior, algo ao redor de 4.300 a.C, é que houve uma vaga migratória partindo do continente europeu ( conhecidos como "Povo Windmill Hill" ) em direção as ilhas britânicas, ocupando eles o que corresponde hoje a Inglaterra , País de Gales e Escócia. A Irlanda ficou por último no povoamento , séculos depois quase ao tempo do final do neolítico.

Enquanto isto continente europeu estava saindo de uma Era Glacial, significa dizer que áreas livres para ocupação humana estavam gradualmente surgindo onde era antes puro deserto de gelo bem como também o clima passava por fortes mudanças. Em outros termos leitos de rios sofriam modificação, o regime de chuvas se altera em intensidade e etc. , ou seja, lagos eram ´criados´, planícies abertas e por aí vai tal como aventam os mitos celtas.

O mais importante de ser salientado é que estava em ação alterações radicais no ecossistema , sendo fácil que aqui e acolá surgisse novas formas de microorganismo ( mesmo que libertas depois de milênios presas em imensos blocos de gelo ) que com facilidade davam cabo de toda uma população sem dar maiores avisos. De novo remetemos aos relatos celtas a respeito de horrendas ´´pestes´´ que fizeram vítimas os Parthalon, os Nemed e o Milésios.